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"A primeira meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas; homens que sejam criadores, inventores, descobridores."
Jean Piaget

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Ensino Médio

O nosso aluno entra em uma situação de reflexão, uma vez que ele ja estabeleceu o seu ritmo de estudo, tratando os conteúdos e os métodos de aprendizagem com maior naturalidade.

As diretrizes do novo Ensino Médio colocam a escola como agente principal na definição do currículo, o professor como agente transformador e o estudante, o cidadão-alvo de toda mudança. O objetivo é levar ao aluno conhecimentos capazes de torná-lo uma pessoa crítica, versátil e hábil para continuar aprendendo e se adaptando às constantes exigências do mundo globalizado. A organização curricular do Ensino Médio deve ser orientada por alguns pressupostos:

  • Visão orgânica do conhecimento (baseada em diferentes pressupostos acerca da natureza do ser humano), afinada com as mutações surpreendentes que o acesso à informação está causando no modo de abordar, analisar, explicar e prever a realidade, tão bem ilustradas no hipertexto que cada vez mais entremeia o texto dos discursos, das falas e das construções conceituais;

  • Disposição para perseguir essa visão, organizando e tratando os conteúdos do ensino e as situações de aprendizagem, de modo a destacar as múltiplas interações entre as disciplinas do currículo;

  • Abertura e sensibilidade para identificar as relações que existem entre os conteúdos do ensino e as situações de aprendizagem com os muitos contextos de vida social e pessoal, de modo a estabelecer uma relação ativa entre o aluno e o objetivo do conhecimento e a desenvolver a capacidade de relacionar o aprendido com o observado, a teoria com suas consequências e aplicações práticas;

  • Reconhecimento das linguagens como formas de constituição dos conhecimentos e das identidades; reconhecimento e aceitação de que o conhecimento é uma construção coletiva e que aprendizagem mobiliza afetos, emoções e relações com seus pares, além das cognições e habilidades intelectuais.

Em diversas situações de aprendizagem, nossos alunos são estimulados a:

  • Analisar elementos temáticos e suas relações com a prática;

  • Identificar problemas e propor estratégias de resolução;

  • Formular hipóteses aplicáveis a diferentes contextos;

  • Intensificar a curiosidade e a pesquisa como meio de consolidação e ampliação da aprendizagem;

  • Ampliar suas competências comunicativas, especialmente, em outras línguas (Inglês, Francês e Espanhol), para que possam sustentar suas escolhas pessoais;

  • Preparar-se continuamente para realizar exames nacionais (ENEM) e de línguas (Exame de Cambridge);

  • Compreender seus pontos fortes e fracos no processo de aprendizagem, buscando desenvolver sempre uma metodologia para tal;

  • Refletir sobre posturas.

Os conteúdos ministrados pelo nosso corpo docente devem ser vistos como meios para constituição de competências e não como fins em si mesmos, o trabalho do raciocínio deve prevalecer sobre o da memória e o conhecimento deve ser experimentado pelo aluno e não apenas transmitido a ele . Nosso programa é dinâmico e não está preso a moldes pré-formados ou seguindo rigidamente um livro didático.

Enfim, o nosso aluno deverá ser capacitado a constituir competências, habilidades e disposições de condutas que lhe tornem possível a inserção na sociedade de uma forma produtiva, crítiva e criativa.

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Música

No Ensino Médio a quantidade de aulas
diminui, mas os alunos mantêm a filosofia da escola de aprender através de diversos meios. 
O canto e o instrumento assumem também a função de relaxar a mente e proporcionar o bem estar do aluno.

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pré-vestibular

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